sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Tretas da semana

Ora muito bem vamos lá analisar esta semana, tirando as consultas, urgências, farmácias e essas tranquitanas todas!

Começou bem com uma verdadeira TRETA chamada TDT! Fez-se clique, logo pela manhãnzinha, e a televisão que é bom, já era! Eles quiseram e conseguiram. Puseram meio mundo deste meu Portugal (eu e os idosos) a comprar uma trambolhice de aparelho que me custou a modesta quantia de aproximadamente €30. Fantástico, não acham? Agora os Tugas compram, porque nós queremos, e pronto, nem se fala mais nisso. Já que queriam implementar esta TRETA disponibilizavam, pelo menos, um aparelho por casa, digo eu! Mas não, venham mais gastos que é isto que nós precisamos.
E pronto, com muita birra da minha parte em não querer comprar aquela tranquitana, depois de muita pressão por parte dos Pais e do F. (deviam achar que eu ia dar em louca sem tv!), lá adquiri a cena e instalamos aquela coisa mais nita, que deixa as pessoas assim meio para o rosa, mas isso agora não interessa nada.

E quanto aos Transportes? Uh, transportes! Acabou-se os 50% de desconto para os jovens estudantes, aumenta-se o preço, e ainda te obrigam a ter uma outra TRETA chamada Navegante, em que és obrigada a ter passe para os Comboios sem que utilizes! Mas porquê, Senhores?

E como não podia deixar de ser, o bilhete para o Algarve também aumentou.

Querem que vós diga uma coisa? São uma TRETA estes, e quase todos, os dirigentes deste nosso Estado!

C, *

5 comentários:

  1. Cati o aparelho pago pelo Estado? lol eu percebo a tua indignação mas pago pelo estado é que não pode ser.

    E o passe, apesar de custar muito é a única maneira de reestruturar em parte as empresas de transportes. E acho que os apoios/descontos cegos devem terminar. A partir de Agosto são com base no IRS de cada família que me parece muito mais justo que agora. Não é justo eu receber o mesmo desconto que uma família que tem um salário mínimo como rendimento ou coisa que o valha. Na minha opinião, o Estado não tem que ser pai.

    ResponderEliminar
  2. Mas porquê que um aparelho por casa não podia ser financiado pelo Estado? Olharam para as famílias que os tiveram q comprar? Não. E sabes quem foram? Os mais pobres, os idosos, os estudantes. Os que têm menos. Porque que tem dinheiro, tem tv por cabo e esteve-se marimbando para isso. Pelo menos que o aparelho fosse financiado a essas pessoas. Quanto aos passes Di, tudo bem que de facto não se olha aos rendimentos na hora de fazer os descontos, mas o que me revolta é quase o terminus total dos descontos para quem mais precisa. É injusto. Se diminuíssem os salários super avassaladores e todas as regalias de quem gere estas entidades não era necessário um corte quase extremo de descontos que são tão importantes e fazem tanta diferença no fim do mês. A minha revolta nem é tanto por mim. Gracas a Deus, tenho pais com emprego q me conseguem sustentar, e mesmo assim so eu sei a diferenca que foi no orcamento porcausa de todos estes aumentos/ cortes.

    ResponderEliminar
  3. Porque eu com os meus impostos não tenho que pagar o teu aparelho. É do teu interesse e a televisão não é um bem essencial.

    Os descontos são dados cegamente e eu acho isso tudo menos justo. É por se dar a todos que depois se têm que fazer cortes. Eu pago 45euros de passe (com desconto..agora imagina sem ele)...portanto como vês sou muito prejudicada.

    Os passes mesmo sem desconto, não são pagos no valor real. Não sei se sabes, mas ninguém paga o valor real do passe. Como ninguém paga o valor real da propina. O Estado paga a diferença às empresas de transportes. São as indemnizações compensatórias que lixam as contas do OE. portanto na prática todos já são ajudados. As pessoas estão muito mal habituadas, muito mesmo e queixam-se gratuitamente. Em países como França, Inglaterra os transportes são caríssimos...e ninguém espera que o Estado pague metade do passe.

    As pessoas que precisam não têm ajuda. O meu irmão, precisou de um software novo que custa 3.000euros quem é que achas que pagou? Os meus pais não têm assim3.000 para dar...Por causa de descontos e subsídios e coisinhas dadas cegamente é que pessoas como o meu irmão não têm acesso a instrumentos vitais para poderem ter uma vida normal.

    Mas o estado não tem que ser pai, acho que quem efectivamente precisa tem que ser ajudado. Mas neste país todos estão à espera de subsídios e ajudas para viver. E isso é uma premissa errada. A vida de cada um tem que ser vivida única e exclusivamente dependendo do seu trabalho.

    Todas as famílias fazem sacrifícios. Mas não posso concordar contigo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu sei perfeitamente que o valor que pagamos de passes e propinas não é o real. Nem podia ser. Se assim fosse, os ordenados mal davam para comer. Diz-me como é que um salário de €500 paga casa, despesas, passes? Não paga. O facto é que se eu não tivesse esta ajuda do passe, eu não tinha ajuda nenhuma. E tu, com certeza sabes como custa estudar uma vida inteira e veres os teus colegas com subsídios para as refeições na escola, subsídios para os manuais escolares e os teus pais a acartarem com todas as despesas, sem nunca teres uma ajuda de nada, só porque o salário excede um x. Um x que vendo bem vai ficar o mesmo x dos outros que usufruem dos descontos e que não tem problemas, nem gastos com nada do que seja escolar. A única e santa ajuda que em quase 18 anos de escolaridade tive foi esta.
      Mas em França, tens os manuais escolares todos pagos, não tens gastos nenhuns!
      Como é óbvio abdicava de tudo aquilo a que alguma vez tive direito (não podia abdicar de muito) para ajudar pessoas que precisam como o teu irmão. Mas o que mais me revolta é que isso não vai acontecer. As pessoas que precisam mesmo não vão ser ajudadas. O teu irmão vai continuar sem ser ajudado. Continuaremos a financiar subsídios de desemprego para que não quer trabalhar ou para pessoas que trabalham e fingem não o fazer, continuaremos a ajudar etnias ciganas que traficam droga, etc etc.

      Um beijinho querida

      Eliminar
  4. Tens toda a razão quando dizes que quem precisa não vai ser ajudado. Pois não vão não. Infelizmente. Vivemos num estado onde há poucos recursos....por isso +e que digo que os poucos recursos têm que ser bem geridos.

    Esses x's que falas tem que existem. Tem que existir sempre um critério meu amor. Se não fosse esse x seria y e haviam pessoas descontentes.

    Eu tenho imensa família em França e sei como funciona. Eles têm isso, têm escolas melhores, tem melhores cuidados de saúde etc etc porque pagam muito impostos. E altos. Os subsídios não são atribuídos cegamente. E mais que isso os recursos são bem empregues.

    Tens que admitir que o povo está mal habituado. Estão sempre à espera de ajuda do estado, de subsídios e descontos. Não pode ser assim. Somos nós que temos que fazer pela vida. E infelizmente o dinheiro é que distingue quem pode estudar mais, comprar mais, fazer mais coisas...

    ResponderEliminar