terça-feira, 5 de junho de 2012

"Quem não quer ser lobo, não lhe veste a pele"

Os condutores, enquanto portadores dessa mesma habilitação e capacidade, devem ter consciência dos actos ilícitos em que incorrem e dos perigos que acarretam para a restante sociedade com determinadas atitudes. Existem vidas, e o seu direito, em redor. É isso que deve estar sempre presente. E começo assim para tentar explicar que sempre me enervou a expressão "caça à multa".
Ora bem, alguém me explica como se "caça" uma multa? Como se processa esse encadeamento de "caçar multas"? É como caçar gambozinos?
É o facto de os agentes se esconderem atrás de um arbusto, com o radar, que desculpabiliza os actos ilícitos que pratica, p. ex, um condutor que transita a uma velocidade superior ao permitido ou a passagem de um sinal luminoso vermelho? Dizem eles: "Ah, é caça à multa! Andam aí escondidos! Isso não se faz!". Não se faz? E o perigo que acarreta para mim, cumpridora de todas as regras a que estou adstrita, não interessa? O facto é que para te aplicarem uma coima precisas de estar a cometer uma infracção. As infracções são legalmente previstas. Se as cometes, aguenta com as consequências. Não tentes desculpabilizar os teus erros com o trabalho a que outros estão incumbidos.
Graças a Deus que vocês existem, agentes da autoridade. E por mim continuem a "caçar" muitas multas que a minha segurança agradece (e a receita do Estado também).
 Tenho dito.


C.

1 comentário:

  1. Efectivamente. Acho feio que se escondam para caçar multas... mas só vão multar quem está em incumprimento!

    ResponderEliminar