quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Tenho que escrever para desanuviar.
Eu moro num prédio onde mora a minha senhoria, a filha da senhoria, a família toda da senhoria e do genro da senhoria, enfim, só de escrever senhoria dá-me ânsias... mas isso são outros quinhentos.

Já há uns 2 ou 3 dias que ouço um cão chorar, uivar, ganir e ladrar. Eu acho que o cão é da senhoria. Ou de alguém ligado a ela. De dia (só consigo saber disto na parte da tarde) deixam-no na parte de trás do prédio, no quintal. É um Beagle, lindo de morrer. De noite, levam-no para dentro do prédio mas não sei bem para onde, pois durante a maior parte da noite eu ouço-o a chorar (deixem estar que esta noite já lá vou subir a cima para saber se ele fica nas escadas), em casa, certamente, não está.
O cão chora, chora e ninguém quer saber. Já tentei ir lá a baixo ao quintal mas a porta que lhe dá acesso estava trancada. Empoleirei-me a minha janela do quarto e dei-lhe bolachas porque achei que pudesse ter fome. Bem sei que não é o mais indicado mas não tinha mais nada e apeteceu-me mimá-lo... quero lá saber! Mas hoje passei-me das estribeiras e vi que ele não tem água! O cão não tem um pingo de ÁGUA para beber, senhores! Enchi uma garrafa e fui lá à tal porta que dá acesso ao quintal para tentar chegar a ele. A bendita da porta estava novamente trancada. Para me certificar, perguntei à vizinha da frente se sabia de quem era o cão. Disse que achava que era da senhoria. O que já se calculava. Peguei em mim e fui directa à porta dela. Trimm, trimm... bem podes tocar que ela não está por casa. Não abriu. Sem problema. Fui à porta da filha da senhoria e toquei. Trimm, trimm... Nada. Ninguém me abriu.
Agarrei num recipiente que havia cá por casa, pedi a Deus para que caísse direito, empoleirei-me à janela, e tumbaaa, certinho no chão. Depois foi só agarrar numa garrafa de água e fazer tiro ao alvo para dentro do recipiente. Ele bebeu logo, coitadinho. Depois atirei comida da cadela do meu namorado que ele trouxe. Comeu logo, claro.
Já está noite cerrada e ele está enroscado no chão. Sem uma manta, nem uma cama, nem uma casota.
Só espero que não demorem a levá-lo para dentro.

O que acham que faça?
Já andei à procura de um n.º de uma associação qualquer de direitos dos animais, que veja reclamar com os proprietários do cão para lhes meter medo, mas não encontro nada.
Não vou ligar para a polícia, nem para o canil, o propósito não é esse.
Custa-me tanto isto. Sinto uma tristeza por ele.

C.

9 comentários:

  1. Oh meu Deus, não sei como há pessoas tão crueis! :(

    ResponderEliminar
  2. eu ligava para alguma associação de protecção dos animais, porque o que estão a fazer com esse pequenino é um crime! as pessoas realmente, querem muito um cãozinho mas depois dar lhe o conforto mínimo é mentira! se fosse eu acho que já tinha engendrado uma maneira de o raptar para mim, de certeza que a senhoria nem iria dar pela falta do bicho! :P

    ResponderEliminar
  3. Estou mesmo irritada. Para que é que têm os cães?!
    Há associações que tratam destes casos, tem de ser procurar melhor e telefonar logo.

    ResponderEliminar
  4. pois o unico nr que me ocorre e a associacao de proteccao dos animais, mas e depois qual e o destino? tenho a certeza que ele mercia um lar melhor! pobrezinho nao merece. eu sei que ha crise, mas agua??? por uma mantinha velha por cima do animal, custa mto?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eles ultimamente tem levado o caõzinho para dentro do prédio. Quase não tem ficado na rua. Mas mesmo dentro do prédio ele chora. :(

      Eliminar
  5. És como eu!!! Só de ler o que escreveste já estou enervada e triste pelo animal!! Por favor continua a tocar na porta dessa gente estúpida e pergunta para que querem o animal e se não lhe podem dar ao menos uma casota e os cuidados mínimos de alimentação e água, diz que senão fazes queixa! Assusta-os porque a verdade é que não há associações estão todas lotadas e nos canis a maior parte abate os animais porque são tantos que não há mãos a medir é muito triste a maneira como nós humanos ( na sua maioria ) tratamos os animais, entristece-me mesmo muito !!! Se não tiveres hipótese de fazer mais nada faz queixa na junta de freguesia ou câmara municipal mas não acredito que alguém faça alguma coisa infelizmente! Se puderes continua tu a ajudar o animal acho que neste momento é a única coisa que ele têm, é a ti!
    Bj S

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ele agora já tem estado dentro do prédio. Chora mas pelo menos está abrigado. Ás vezes põem-no lá fora mas pareceu-me que era só durante o tempo de fazer o xixi e o cocó. Só que eu tenho a sensação que este cachorrinho foi lá deixado por alguns amigos para que eles tomassem conta. E como eles tem um cão dentro de casa não os misturam. E então o outro lá fica na rua ou no prédio... enfim.

      Eliminar
  6. Se há coisa que me deixa profundamente indignada e revoltada é ver animais maltratados! Adoro animais, tenho um cão e um gato e eles para mim são parte da família! Acho uma crueldade o que estão a fazer com esse caozinho! É de louvar a tua atitude, eu faria exactamente o mesmo! Há associações de defesa e protecção dos animais como a Associação Midas ou a Liga Portuguesa dos Direitos dos Animais, entre outras..é uma questao de ligares para lá, expores o caso e ver o que eles acham melhor fazer!

    ResponderEliminar
  7. Oh, tadinho do bicho :(
    Fico mesmo com pena dele, odeio ver animais maltratados.

    Continua a ver dele! Chateia a senhoria até o cão passar a ser tratado como deve ser.

    ResponderEliminar