sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

Comoveu-me a história do Zico. E do bebé que morreu. O menino não teve culpa nenhuma e ficou sem vida sem ter a mínima noção de nada. Mas custa-me toda esta história porque eu amo cães (e animais, no geral) e acho que existem incongruências na sequela.

"No seguimento dos acontecimentos relatados pela comunicação social relativamente ao caso de Zico, cão arraçado de Pit Bull que, supostamente, provocou a morte a um bebé de 18 meses, e como cidadão contribuinte deste país, solicito que a câmara municipal de Beja, e quem de direito, analise muito bem esta situação e não proceda ao abate do cão em causa. É do conhecimento dos entendidos, e também deveria ser dos veterinários que trabalham nesse município, que não há raças perigosas. Existem sim donos perigosos, inconscientes e que não se preocupem, nem em providenciar o bem estar e educação dos animais que adoptam, nem em proteger aqueles que são mais frágeis, como foi o caso deste bebé. A haver culpados, que os há, serão os adultos desta família. O bebé que faleceu é a maior vítima, pois não teve protecção adequada por quem tinha essa obrigação.

O cão que se encontra agora no vosso canil será igualmente uma vítima, uma vez que se teve alguma culpa na morte da criança, (e já circulam notícias de que no relatório médico da autópsia feita à criança não há indícios de mordeduras) foi por desmazelo e desconsideração dessa família que, como infelizmente tantas outras por este país, continua a levar para casa animais como quem leva um tapete ou um quadro. Não se preocupando se o espaço é adequado para o animal, se tem tempo para o educar, para o passear, se tem possibilidades financeiras de lhe prestar os cuidados médicos que ele necessitar e, ao que parece, se tem a responsabilidade suficiente de registar um animal desta natureza e proceder ao seguro exigido por lei.

Por tudo isto, peço que a vida do Zico seja poupada e que o mesmo seja entregue a quem provar que o sabe cuidar. E penso que já há candidatos...

Sem outro assunto,
despeço-me com os melhores cumprimentos."


Podem ler aqui no facebook do Ruy de Carvalho.


C.

4 comentários:

  1. Esta história é de facto chocante e comovente..

    ResponderEliminar
  2. Aí está um assunto delicado e controverso. Por um lado, tb adoro cães, por outro prezo muito a vida humana. E esta sobrepõe-se claro. MAs que mexe comigo toda esta história do Zico mexe. :s

    ResponderEliminar
  3. Eu abstenho-me deste assunto, só quem viu como o bebé estava é que pode dizer se o menino foi ou não atacado pelo cão!

    ResponderEliminar
  4. Concordo com ele mas neste momento a dor que prevejo que a família está a passar não me permite ainda culpa-los. No entanto, dado que existem ainda tantas inconsistências, creio que o abate não deve ser a primeira opção.

    http://ovagoencanto.blogspot.pt/

    ResponderEliminar